Testando diodo com multímetro analógico
Para realizar o teste de diodos com um multímetro analógico devemos utilizar na escala de resistência, usa-se a escala Rx10 ou Rx1. Antes de testar devemos "zerar" a escala do multímetro encostando as pontas de prova o ponteiro deve deflexionar até a posição "0" na escala ohmica.1) - Encoste a ponta positiva ( ponta preta ) no ânodo do diodo e a ponta negativa ( ponta vermelha ) no cátodo.
Lembrando que no multímetro analógico a ponta é "invertida" sendo a preta o polo positivo e a vermelha o negativo.
Um diodo bom deve apresentar uma baixa resistência quando polarizado diretamente (cabo negativo no cátodo, polo positivo no ânodo veja figura abaixo) e resistências quase infinitas na direção de polarização reversa.
Um diodo ruim vai mostrar quase zero ohms (curto) ou abrir em ambas as direções.
Testando diodo com multímetro digital
Para realizar o teste de diodos com um multímetro digital, devemos usar a escala de diodo ( contém a simbologia do diodo ), também conhecida como escala de teste de diodo. Na maioria dos multímetros ela se encontra junto a escala de teste de continuidade. Ao selecionar a escala de diodos o multímetro ira apresentar o digito 1(infinito).1) - Encostar a ponta de prova positiva( no caso do multímetro digital a ponta vermelha ) do multímetro no anodo do diodo, e a ponta negativa ( preta ) no catodo, ao fazer isto dizemos que o diodo esta "polarizado diretamente".
Um diodo bom deve apresentar uma pequena tensão de barreira em milivolts algo em torno de 300 a 800 milivolts ou 0,3 a 0,8 volts. Ao inverter as pontas de prova o diodo não deve conduzir, ou seja deve apresentar no display o digito 1 representando infinito.
Um diodo ruim vai mostrar quase zero ohms (curto) ou abrir em ambas as direções.
Diodos retificadores e de sinal
Veja abaixo alguns diodos retificadores e de sinalDiodo Retificador | Diodo Zener |
Principais defeitos
Os principais defeitos que um diodo pode apresentar são:1 - Diodo aberto ( não permite a passagem de corrente em nenhum sentido )
2 - Diodo em curto ( permite a passagem da corrente em qualquer sentido )
Um diodo pode vir a apresentar tais defeitos quando uma corrente muito alta passar por ele. Devemos frisar também que o diodo é um dos componentes que mais apresenta defeito em circuitos eletrônicos, por este motivo é muito importante o técnico dominar o conhecimento para testa-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário