Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Muita gente ainda tem dúvidas acerca de como usar o comando apt-get.
Este comando foi criado como um recurso para distribuições Debian e permite a instalação e atualização de pacotes, programas, bibliotecas de funções, etc.
Lembrando que para utilizar o comando apt-get você deve ter privilégios de administrador.









Conhecendo o apt-get

Independente do SO, sempre existirá a necessidade de instalar/atualizar programas, pois sem eles o uso do computador não teria sentido.
Pensando nisso, os criadores do Debian criaram o APT (Advanced Packaging Tool) ou Ferramenta Avançada de Empacotamento, esta ferramenta serve para instalar e/ou atualizar pacotes e suas dependências de forma rápida e simples. Como o sucesso da ferramenta logo foi utilizada em outras distribuições Linux, Ubuntu por exemplo.

O apt-get na prática 

Não existe dificuldade alguma no uso ou entendimento do funcionamento do comando apt-get. Quando invocado, o que ocorrre é que um arquivo chamado sources.list do Linux é examinado, este arquivo geralmente fica alocado em /etc/apt/, através desta consulta são retornados os repositórios ou locais de onde os pacotes deverão ser requisitados.

Porém a lista sources.list somente é útil quando o banco de dados com as informações sobre os programas instalados na máquia está atualizado. Para manter este banco atualizado, devemos utilizar o comando apt-get update, este comando atualiza a lista de pacotes e programas a serem instalados.


Podemos ainda utilizar o APT para diversas tarefas, instalar pacotes, atualizar pacotes, remover pacotes etc. Veja abaixo os comandos:

apt-get update


Atualiza a lista de pacotes e programas a serem instalados/atualizados

apt-get upgrade


Obtém e instala novas versões e atualizações disponíveis dos programas

apt-get install

Instala um programa (deve-se inserir o nome do programa na frente do comando), exemplo: apt-get install ruby 

apt-get remove


Remove o programa instalado na máquina,(deve-se inserir o nome do programa na frente do comando), exemplo: apt-get remove ruby

O comando acima remove o programa, porém mantém os arquivos de configuração. Para desinstalar totalmente o programa, incluindo arquivos extras, deve-se usar o comando:
apt-get --purge remove nomedoprograma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib